Presente na agenda da educação no Brasil, a educação integral busca garantir o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em sua integralidade, propiciando múltiplas oportunidades de aprendizagem por meio da ampliação de tempo e do acesso a cultura, arte, esporte, ciência e tecnologia.
Embora não haja uma maneira única de desenvolver ações e políticas de educação integral, a plataforma Educação&Participação acredita que não há educação integral sem participação social, ou seja, sem que a família, o Estado, as organizações e outros setores da sociedade participem da construção de um território educador. Assim, crianças, adolescentes e jovens podem ter seus direitos garantidos em sua integralidade.
A educação integral busca garantir direitos e oferecer oportunidades a crianças, adolescentes e jovens para que compreendam e expressem o mundo utilizando as diferentes linguagens (verbal, artística, corporal, tecnológica etc.). Entende-se, assim, que os processos de aprendizagem mobilizam as dimensões física, afetiva, cognitiva, ética, estética e política.
Portanto, pode-se afirmar que educação integral não é apenas uma modalidade educacional que oferece maior tempo de permanência na escola, mas que:
É desta educação integral que estamos falando. Veja no vídeo a seguir.
Saiba mais sobre o conceito, a trajetória e a importância da educação integral no Brasil no material formativo multimidiático Educação integral: um conceito em busca de novos sentidos.
Saiba mais
Conheça a plataforma Educação&Participação.