Atividade que trabalha a origem e a história do dinheiro.
Adolescentes e jovens.
Data show, baú de adereços.
Na sala de atividades.
Um encontro de 1h30 (uma hora e trinta minutos).
Tomar conhecimento da origem e evolução do uso do dinheiro pela humanidade.
inteirar-se da dinâmica de funcionamento da sociedade de consumo e dos usos possíveis do dinheiro.
Prepare a sala com imagens de moedas (nome que se dá ao dinheiro) de diferentes países, antigas e novas, dispostas em um mural, como uma exposição.
Dê um intervalo de tempo para os adolescentes e jovens, quando chegarem, circularem e apreciarem o mural. Em seguida, chame-os para a roda e pergunte que impressões tiveram das imagens, se reconheceram de que países são aquelas moedas, quais têm valor hoje e quais se encontram somente no passado.
Desde quando será que existe o dinheiro? Sempre existiu?
Proponha esse desafio para eles e veja o que dizem a respeito.
E se?
Se alguém se aproximar da verdadeira história do dinheiro, estimule-o e ajude a contar.
Convide-os, então, a assistirem um vídeo que conta essa história e mostra como é usado o dinheiro nos dias de hoje. É um vídeo de Educação Financeira da BOVESPA- Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, que é a bolsa oficial do Brasil e está no youtube (11min22s):
Após a projeção, converse com eles sobre o que viram: Como eram feitas as trocas antigamente?
Quais fatores facilitaram a invenção do dinheiro para as pessoas?
Observe se entenderam as informações veiculadas no vídeo:
O que é escambo.
Por que os homens inventaram o dinheiro e largaram o uso do escambo;
Por que escolheram o metal para representar os valores de troca;
A diferença entre dinheiro em metal (moeda), em papel (cédulas, cheques) e em plástico (cartões);
Os usos do dinheiro – gastar, poupar, investir;
Como o dinheiro circula na sociedade, através do sistema de produção e consumo.
Explique que apesar de chamarmos o dinheiro em metal de moeda, este é o nome que se dá também ao dinheiro que circula na economia dos diferentes países. Assim, a moeda brasileira é o real, a dos países da Comunidade Europeia, o euro, a dos Estados Unidos, o dólar e a do Reino Unido, a libra e assim por diante.
Para se aprofundem um pouco mais na história do dinheiro, forme duplas e oriente-os a acessarem o site do Canal Kids , fazendo a leitura até o fim do título E no Brasil?
Após vinte minutos, abra a roda e peça para comentarem o que leram e qual a relação com o vídeo, pois a leitura reforça as informações veiculadas nos dois veículos.
A seguir, proponha uma encenação rápida, em grupos, sobre a história do dinheiro, com base no que viram e leram.
O baú de adereços está ali para ajudá-los a comporem a história e os personagens. Eles poderão fazer desenhos para representar objetos de troca, moedas e cédulas. Terão vinte minutos para a elaboração da encenação, após os quais se apresentarão para os colegas. A encenação poderá ser filmada para que assistam ao final.
Hora de avaliar
Terminadas as encenações, em círculo, farão a avaliação da oficina, escolhendo um dos objetos do baú ou dos desenhos que fizeram para a encenação, a fim de atribuírem um valor às atividades da oficina.
O que mais poderá ser feito?
Os estudantes poderão montar uma feira de objetos usados, utilizando o escambo como forma de troca. Poderão também ampliar a feira para as outras turmas da instituição ou para as famílias.
Fontes de Referência:
Sites:
– Educação Financeira- Cássia d’Aquino
O dinheiro, tal como o conhecemos atualmente, nem sempre foi assim.
Antigamente, usava-se o escambo como poder de compra.
Inúmeros objetos e utensílios foram usados como dinheiro em diferentes momentos da história e em diferentes lugares: chá; penas de avestruz; bacalhau; presas de javali; contas de vidro; cacau; ovos; pele de animais; enxadas; seixos; chaleiras; fumo; pregos; óleo de oliva; bois; mandíbulas de porco; anzóis; crânios humanos; arroz; cauri (moluscos); sal; escravos; dedais; marfim; tecidos; fios de lã e de seda; conchas. Mas isso era demorado e os materiais se deterioravam.
Assim, com o decorrer do tempo surgiu a necessidade de se utilizar materiais que pudessem ser armazenados, sem perigo de deterioração e sem perder o valor.
Foi então que se começou a utilizar metais preciosos (ouro, prata, bronze e cobre) como medida de troca para pagamentos (dinheiro).
Inicialmente, os metais eram derretidos e transformados em barras, lingotes, cubos ou placas e, depois, na forma circular.
O metal comercializado dessa forma exigia aferição de peso e avaliação de seu grau de pureza a cada troca.
Mais tarde, ganhou forma definida e peso determinado, recebendo marca indicativa de valor, que também apontava o responsável por sua emissão.
Essa medida agilizou as transações, dispensando a pesagem e permitindo a imediata identificação da quantidade de metal oferecida para troca.
As primeiras moedas de metal surgiram, aproximadamente, no século 7 a.C., na Lídia, região onde atualmente se localiza a Turquia.
A palavra moeda vem de Moneta, da deusa Juno Moneta, cujo templo era usado para a confecção das moedas romanas. (século 3 a.C.).
Na Idade Média, surgiu o costume de se deixarem guardadas as barras ou lingotes com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro e prata. Este, como garantia, entregava um recibo à pessoa dona da barra.
Com o tempo, esses recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos, circulando de mão em mão e dando origem à moeda de papel.
Com o tempo, da mesma forma ocorrida com as moedas, os governos passaram a conduzir a emissão de cédulas, controlando as falsificações e garantindo o poder de pagamento.
Atualmente, quase todos os países possuem seus bancos centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas.
Cada país decide o dinheiro que vai usar. No nosso país, a moeda é o real, que circula em moedas de metal e em cédulas de papel nos valores de: R$2,00, R$5,00,R$10,00,R$20,00,R$50,00 e R$100,00.
Gostou?
Acesse também a oficina “O trabalho, o dinheiro e o sustento da vida”, deste banco.
Eu fiz assim…
Você já realizou esta oficina?
Nos comentários abaixo, conte para nós: o que deu certo? O que precisou ser modificado? O que foi ampliado? Ajude a plataforma a aprimorar o Banco de Oficinas!
Notice: Undefined variable: pergunta_comment_id in /mnt/data/www/educacaoeparticipacao-legado/html/wp-content/themes/Educacao_e_Participacao/comments.php on line 142
Notice: Undefined variable: pergunta_comment_id in /mnt/data/www/educacaoeparticipacao-legado/html/wp-content/themes/Educacao_e_Participacao/comments.php on line 142
Notice: Undefined variable: pergunta_comment_id in /mnt/data/www/educacaoeparticipacao-legado/html/wp-content/themes/Educacao_e_Participacao/comments.php on line 142
Notice: Undefined variable: pergunta_comment_id in /mnt/data/www/educacaoeparticipacao-legado/html/wp-content/themes/Educacao_e_Participacao/comments.php on line 142
Notice: Undefined variable: pergunta_comment_id in /mnt/data/www/educacaoeparticipacao-legado/html/wp-content/themes/Educacao_e_Participacao/comments.php on line 142
Notice: Undefined variable: pergunta_comment_id in /mnt/data/www/educacaoeparticipacao-legado/html/wp-content/themes/Educacao_e_Participacao/comments.php on line 142
Notice: Undefined variable: pergunta_comment_id in /mnt/data/www/educacaoeparticipacao-legado/html/wp-content/themes/Educacao_e_Participacao/comments.php on line 142
Notice: Undefined variable: pergunta_comment_id in /mnt/data/www/educacaoeparticipacao-legado/html/wp-content/themes/Educacao_e_Participacao/comments.php on line 142
Notice: Undefined variable: pergunta_comment_id in /mnt/data/www/educacaoeparticipacao-legado/html/wp-content/themes/Educacao_e_Participacao/comments.php on line 142
Notice: Undefined variable: pergunta_comment_id in /mnt/data/www/educacaoeparticipacao-legado/html/wp-content/themes/Educacao_e_Participacao/comments.php on line 142