Exercício de planejar o orçamento pessoal.
Jovens
Planilhas para registro
Na sala de atividades
Dois encontros de 1h30 (uma hora e trinta minutos), cada.
Aprender a planejar o uso do dinheiro, em função de um projeto de vida.
Saber construir uma planilha de entrada e de saída de dinheiro; discriminar em que é mais importante gastar o dinheiro.
Primeiro encontro: De onde vem e para onde vai meu dinheiro?
Faça um levantamento de quantos jovens já se encontram ativos no mercado de trabalho e quantos estão próximos disso, como aprendizes.
Peça para que os que já estão empregados falem sobre seus empregos: Se gostam? Sentem-se reconhecidos? Acham que a remuneração é condizente com o trabalho realizado? O que fazem com o salário?
Para os que ainda não estão no mercado de trabalho, peça para que descrevam suas expectativas em relação aos futuros empregos: tipo de emprego que desejam, quanto acham que podem conseguir de salário e o que pretendem fazer com o salário que ganharão.
Para os que já recebem salário, questione se algum deles faz orçamento, se registra o que ganha e o que gasta e por que faz isso. Conte quantos são e os que fazem esse registro, em relação ao total dos que trabalham no grupo.
E se?
Se alguém disser que “sim”, peça para contar ao grupo como faz o registro e que demonstre com um esquema na lousa. Diga também para contar em que essa projeção o está beneficiando.
Chame a atenção dos outros alunos sobre sua fala, para os dados registrados e inicie uma conversa a respeito da importância do orçamento.
Para que o dinheiro obtido com o trabalho não seja gasto em vão, é necessário que se tenha um controle efetivo das receitas (dinheiro que entra) e das despesas (dinheiro que sai), bem como nos organizarmos e definirmos o que tem de ser feito com esse dinheiro, de modo a atender às necessidades e realizar os projetos de vida, em menos tempo e a menor custo possível.
Será que sabemos quanto gastamos do nosso dinheiro, todo mês? Temos ideia de como as despesas comportam-se? Sabemos quais itens consomem a maior fração de nossa renda? Quanto será que nós já pagamos de juros neste ano? Costumamos planejar nossos gastos? E a poupança?
O controle e o planejamento financeiro, bem como a anotação de todas as receitas e despesas realizadas, ajudam a obter respostas para essas perguntas fundamentais.
O orçamento pessoal oferece uma oportunidade para avaliarmos e organizarmos nossa vida financeira e definirmos prioridades que impactam nossa vida. Ajuda também a identificar e entender nossos hábitos de consumo.
Um importante princípio a ser seguido na elaboração do orçamento é que as despesas não devem ser superiores às receitas. Mais do que isso, é prudente que as receitas superem as despesas para que se possa formar uma poupança suficiente para eventuais emergências e a realização de projetos futuros.
É interessante chamar a atenção, nesse momento, para a importância do investimento em estudos que oferecem oportunidade de crescimento como pessoa e o acesso a outras experiências de vida e de trabalho, mais enriquecedoras e melhor remuneradas e, por isso, deve ser prioridade. No momento de “aperto”, diminui-se o lazer, mas não os estudos.
Projete para eles o vídeo “Aprenda a controlar suas finanças pessoais e familiares”, do Youtube, que traz o depoimento de dois jovens (um homem e uma mulher) sobre quando e como começaram a planejar seus gastos, por meio da elaboração de um orçamento simples.
Então, convide os alunos a um exercício de elaboração de um orçamento, em duplas, de preferência compostas por um jovem que já tenha trabalho e um que não tenha.
Em primeiro lugar, eles vão relacionar tudo o que gastam e registrar os valores desses gastos.
Distribua uma tabela com alguns itens já relacionados, como exemplo, para facilitar. O preenchimento será feito conforme utilizem ou não os itens ou elementos descritos.
E se?
Se eles não fizerem uso dos itens descritos, não devem preencher. Só devem preencher os itens que costumam consumir. É importante também que o educador faça uma adaptação dos itens abaixo, de acordo com a faixa etária, características regionais e condições socioeconômicas de seu grupo.
RELAÇÃO RECEITA E DESPESA
Itens de consumo | Descrição dos itens. | Valor dos itens descritos em reais | |
Moradia | aluguel | ||
condomínio | |||
luz | |||
água | |||
outros | |||
Alimentação | padaria | ||
supermercado | |||
cantina | |||
cafezinho | |||
outros | |||
Transporte | ônibus | ||
metrô | |||
outros | |||
Estudos | |||
cursos | |||
material | |||
outros | |||
Saúde | |||
convênio médico | |||
dentista | |||
farmácia | |||
outros | |||
Comunicação | |||
telefone fixo | |||
celular | |||
TV | |||
internet | |||
revistas | |||
jornais | |||
outros | |||
Lazer | |||
cinema | |||
pizzaria | |||
baladas | |||
festas | |||
saraus | |||
outros | |||
Poupança | Para projetos a curto, médio e longo prazo | ||
TOTAL DOS GASTOS |
Segundo encontro: Das descobertas às ações
Neste segundo encontro, as duplas vão analisar a planilha dos gastos para verificar a adequação dos gastos às receitas. Para isso, preencherão os dados que pede o roteiro abaixo. Percorra as duplas para ajudá-las a analisar a situação encontrada.
RECEITA : R$ …………………..
DESPESAS: R$ ………………….
Há equilíbrio entre a receita e a despesa?
____________________________________________
A receita é maior que as despesas?
____________________________________________
Há uma reserva para poupar?
____________________________________________
A receita é menor que as despesas?
____________________________________________
O que se pode cortar?
____________________________________________
Neste último item é importante colocar na balança o que é prioridade e o que não é, colocando-se numa ordem decrescente de importância os vários gastos feitos. Lembrar que os estudos devem ser preservados o mais possível.
Encaminhada uma solução, eles preencherão nova ficha, registrando o que podem gastar, no máximo, em cada item, para não ultrapassar a receita e, ainda, deixar alguma reserva na poupança.
PLANEJAMENTO DOS GASTOS FUTUROS
Itens de consumo |
Descrição dos itens. |
Valor dos itens descritos em reais |
Moradia |
aluguel |
|
condomínio | ||
luz | ||
água | ||
outros | ||
Alimentação | padaria, | |
supermercado | ||
cantina | ||
cafezinho | ||
outros | ||
Transporte | ônibus | |
metrô | ||
outros | ||
Estudos | cursos | |
material | ||
outros | ||
Saúde | convênio médico | |
dentista | ||
farmácia | ||
outros | ||
Comunicação | telefone fixo | |
celular | ||
TV | ||
internet | ||
revistas | ||
jornais | ||
outros | ||
Lazer | cinema | |
pizzaria | ||
baladas | ||
festas | ||
saraus | ||
outros | ||
Poupança | Para projetos a curto, | |
médio e longo prazo. | ||
TOTAL DOS GASTOS |
Após 45 minutos de trabalho e registro, abra a discussão e cada dupla exporá o diagnóstico que fizeram da relação de seus gastos e como encaminharam a planilha do orçamento futuro.
Hora de Avaliar:
Organize a roda final para que avaliem a oficina. Peça que ponderem se as atividades foram uteis para que percebessem que planejar e controlar seu dinheiro são importantes para se viver com mais tranquilidade e realizar projetos de futuro.
Pergunte, ainda, como foram as atitudes em relação às diferenças individuais: houve tolerância e respeito de uns para com outros?
O que mais poderá ser feito?
Com a ajuda do professor de Matemática, os estudantes poderão calcular as porcentagens de cada item da tabela dos gastos, em relação à receita geral, para afinar mais a percepção de seu orçamento. Assim, ficarão sabendo que porcentagem cada um desses itens consome do salário e quais itens consomem a maior parte de sua renda.
Fontes de Referência:
Livro:
Dessen, Marcia Belluzo. Cuide bem do seu dinheiro. São Paulo: Pearson Education doBrasil, 2013.
Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais (Conteúdo Básico)
O orçamento é um instrumento de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos.
Para que se tenha um bom planejamento, é sempre necessário saber aonde se quer chegar e estabelecer metas claras e objetivas, partindo de um diagnóstico da situação atual.
Para termos esse diagnóstico, em se tratando de planejamento financeiro, é importante organizar e registrar toda a movimentação do dinheiro:
Esses registros permitirão avaliar a nossa vida financeira: em que gastamos? Com o que gastamos mais? Nossos gastos são menores ou maiores que as receitas? Temos o hábito de poupar?
Se as despesas forem menores que as receitas, ótimo. Pois esse excedente pode ser poupado para uma emergência ou para a realização de projetos. Agora, se as despesas forem maiores que as receitas, é hora de parar para pensar em cortar alguns itens…
Com o tempo, o orçamento ajuda as pessoas a manterem as receitas maiores que as despesas. Esse é um dos objetivos básicos da boa gestão financeira pessoal.
Quando esse objetivo é atingido, deve-se cultivar o hábito de poupar regularmente. Aliás, ao se tornar uma pessoa superavitária, ou seja, que consegue fazer sobrar uma parte do dinheiro que ganha, a primeira coisa a fazer, ao receber uma renda, deve se separar parte dela para poupar, antes mesmo de pagar qualquer despesa. A poupança deve ser encarada como um compromisso com si mesmo.
Gostou?
Veja também a oficina “Quanto custam os meus sonhos”, deste banco.
Eu fiz assim…
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