Confira neste especial como a Base Nacional Comum Curricular está organizada, seus conceitos, os passos necessários para sua implementação e como ela se articula com o currículo e a Educação Integral.
Saiba maisAo propor o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, a perspectiva de uma educação integral propõe a cooperação de outros atores e espaços educativos além da escola. Nesse contexto, abre-se a possibilidade para o engajamento de toda a sociedade e o estabelecimento de parcerias. Esta temática aborda as parcerias firmadas entre escolas e organizações da sociedade civil (OSCs). Com textos de referência, conteúdo multimídia e depoimentos de quem superou desafios, o material apresenta dicas de como se articular para promover a educação integral.
Saiba maisUm itinerário é um convite para percursos. Nesse ambiente vamos compartilhar alguns materiais formativos elaborados com base na assessoria do Programa Jovens Urbanos à Secretaria de Educação de Minas Gerais.
Saiba maisUm itinerário é um convite para percursos. Nesse ambiente vamos compartilhar alguns materiais formativos elaborados com base na assessoria do Programa Jovens Urbanos à Secretaria de Educação de Minas Gerais.
Saiba maisNos dias 12 e 13 de dezembro, especialistas, gestores, educadores, professores e técnicos que atuam na educação integral se reuniram em São Paulo para realizar o 3º Seminário de Educação Integral e refletir, entre outras questões, sobre a educação que queremos, a função dos espaços educativos e a importância da participação social para a garantia da aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens. Reunimos nesta temática os principais debates que contribuem para o aprofundamento das reflexões surgidas nesses dois dias. Confira.
Saiba maisEducação integral é um modo de conceber e organizar as atividades dessa educação que contrasta com experiências mais tradicionais de educação escolar, no entanto sem negá-las e sem desprezá-las, pois, em muitos aspectos, trata-se de avançar a democratização da escola e seus objetivos há muito tempo almejados e ainda não alcançados. Vamos ao debate?
Saiba maisVocê sabe o que é cartografia? Em que áreas ela pode ser usada? Que relações tem com a Educação? Para boa parte das pessoas, falar de cartografia é falar de mapa. No entanto, o uso da cartografia tem se disseminado em muitas áreas – como Psicologia, Comunicação, Música, Ciências Sociais, Política, Artes etc. – e em estudos sobre subjetividades e identidades, movimentos culturais, relações econômicas, sistemas jurídicos, projetos sociais e uma infinidade de outros temas. A Educação também pode se apropriar e se beneficiar da cartografia, que tem sido estratégica em projetos que trabalham sob a perspectiva da educação integral. Saiba mais sobre cartografia e suas potencialidades no material a seguir.
Saiba maisAssim como há diferentes concepções de currículo, e este é um tema em constante mutação, também não existe uma visão acabada do que vem a ser um currículo na perspectiva da educação integral. Entretanto, na medida em que propõe o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, a educação integral precisa dialogar intimamente com propostas curriculares que contemplem ampliação e integração de saberes; território; tempos e espaços; e gestão democrática. Este material pretende refletir sobre o que ensinar, como ensinar, por que ensinar, além de outras questões que envolvem o tema.
Saiba maisO que é território? Um espaço que determina a nação, estados e municípios? Esta temática apresenta – por meio de estudos, infográficos, vídeos e entrevistas com especialistas – a importância do território para a educação integral, afinal, é nele que crianças, adolescentes e jovens vivem, se desenvolvem e têm seus direitos garantidos. Leia o material e clique em "Envie seu relato" (no botão abaixo) para enviar sua atividade.
Saiba maisPai, mãe, filhos, tios e avós. Será que só existe esse modelo de família? Qual a sua responsabilidade na educação de crianças, adolescentes e jovens? Nesta temática, vamos refletir sobre os inúmeros modelos familiares, suas transformações ao longo do tempo e, mais do que isso, sobre como os espaços educativos e as famílias devem caminhar juntos para garantir a educação integral.
Saiba maisEm homenagem ao mês da mulher, cinco representantes, uma de cada região do país, contam suas histórias de vida e como se tornaram exemplos de persistência e coragem na luta pela educação integral.
Saiba mais"A educação, direito de todos e dever do Estado e da família." Assim diz o artigo 205 da Constituição Federal. Mas como garantir plenamente o direito à educação? Qual o melhor caminho para isso? Esta reportagem especial mostra a experiência de Porto Alegre que, durante três anos, desenvolveu uma política de educação integral baseada no fortalecimento do trabalho articulado entre escolas públicas e organizações sociais para garantir o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.
Saiba mais“No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho.” Assim inicia o poema que apresentou Carlos Drummond de Andrade ao público – e que é certamente uma de suas obras mais conhecidas. O que muitos ainda não sabem é que o início desse caminho se deu em Itabira (MG), sua cidade natal. 114 anos após o nascimento de Drummond, o município continua a ser cenário de inspiração. Lá, educadores também traçam seus caminhos na busca de uma educação integral para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental do município. Nessa reportagem especial, vamos mostrar como a educação integral em Itabira perpassa por diversos elementos que vão além da poesia drummondiana, trabalhando também com questões ambientais e de ludicidade, corpo e movimento.
Saiba maisAo apresentar novas concepções culturais, sociais e políticas, a juventude faz uma provocação à sociedade quanto aos desafios do presente diante dos caminhos para o futuro – e propõe diferentes formas de ver, entender e se relacionar com a vida. Por meio de estudos, análises de especialistas e, principalmente, da voz do jovem, esta Temática busca apresentar questões da juventude e refletir sobre a importância da participação dos jovens na construção da educação e do mundo.
Saiba maisDiversidade: qualidade daquilo que é diferente, variado, múltiplo. Foi justamente a multiplicidade de questões, representatividades, vozes e, principalmente, propostas e desafios que esteve presente no Seminário Internacional sobre Inclusão de Adolescentes e Jovens no Ensino Médio, ocorrido durante os dias 27 e 28 de abril, em Belo Horizonte (MG). Saiba como foi esse encontro.
Saiba maisPresente no cenário brasileiro desde o começo do século XX, a educação integral vem ganhando cada vez mais importância no debate público nacional, principalmente no contexto de início de vigência da política educacional preconizada pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Este material formativo multimidiático destaca os diferentes sentidos construídos ao longo do tempo sobre educação integral e apresenta aspectos relevantes que contribuem para as reflexões sobre o tema, com o objetivo de ampliar o debate e a compreensão sobre ele nos dias atuais.
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